Mecanismo decodificado:
por que a vacina contra a gripe fortalece o coração


Já se sabe há algum tempo que a vacina sazonal contra a gripe também é capaz de reduzir o risco de um ataque cardíaco. Agora pesquisadores sérvios descobriram a molécula responsável por isso e a descreveram na "Vaccine". Eles esperam que isso tenha um impacto no desenvolvimento de uma vacina direcionada particularmente contra ataques cardíacos.

Pesquisadores do Instituto de Ciências Naturais "Vinca", em Belgrado, foram capazes de provar que a vacina consegue estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos que ativam processos específicos nas células. Esses levam à produção de um grupo de moléculas - especificamente, a proteína BKB2R (receptor 2 de bradicinina), que protege o coração.

Catorze cepas virais, para as quais vacinas já existiam, foram analisadas. Quatro delas mostraram ser capazes de ativar a proteína em questão. Os autores do estudo acreditam que elas poderiam ser usadas como base para pesquisar potenciais vacinas contra ataque cardíaco.

"A taxa de administração da vacina contra a gripe é lamentavelmente baixa, mesmo em países desenvolvidos", disse o autor principal Veljko Veljkovic. "Esperamos que nossos resultados encorajem mais pessoas a tomar a vacina antes da temporada de gripe".

Voltar